Glad to meet you!

Glad to meet you!
Any Time

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Genealogia de Cristo (Mt 1.1-17)

Existiam três direitos herdados por um Judeu de que ele não abriria mão! A Primogenitura, a Benção Paternal e a Genealogia. A Primogenitura era a posição que praticamente dava ao filho mais velho o direito de gozar das demais bênçãos. No entanto olhando para o “cenário” da Bíblia percebe-se que Deus nem sempre escolheu o “primeiro, o maior, ou o mais forte” para estabelecer seus propósitos. Apesar de não parecer a Genealogia de Cristo apresentada por Mateus, tem tudo haver com os cristãos. Tanto os das gerações passadas quanto à contemporânea. Mateus apresenta seu evangelho aos Judeus levando-os a uma unanimidade Jesus, Filho de Deus e Rei. Por isto é que ele (Mateus) desenvolve uma linhagem genealógica de acordo com as gerações dos reis de Israel. Isto diverge da lista apresentada por Lucas, pois Lucas trata com mais veemência da linhagem sacerdotal de Cristo (Lc 3.23).
A linhagem genealógica que Mateus apresenta divide-se em três partes com três classes de pessoas distintas:
Patriarcas- Com o Governo Teocrático (Deus) (vv 1-5).
Reis – Com o Governo humano e Exílio (vv.6-11).
Pessoas Comuns (a maioria) eram governados por opressores. (vv.12-16).
A linhagem genealógica para o povo hebreu era de importância-tal que se um candidato ao serviço sacerdotal não conseguisse provar que de fato procedia da família Arãonica. O mesmo não poderia exercer o serviço sacerdotal e ainda era considerado imundo (Ne 7.62,64; Ed 2.62). Os judeus de fato sabiam quem eram seus predecessores.
1.) Segundo a Bíblia Abraão estava com 85 anos quando AGAR foi lhe dada por mulher, desta união nasceu Ismael; aquele que lhe seria o primogênito. Mas Ismael mesmo sendo o primogênito é vetado de entrar na genealogia de Cristo! a Bíblia tem uma resposta para tal situação - Veja Gênesis 16.12 “E ele será homem feroz, e a sua mão será contra todos, e a mão de todos contra ele; e habitará diante da face de todos os seus irmãos”. Ismael habitou na região da baixa Mesopotâmia, tornou se príncipe e o ancestral do povo iraquiano; resolvia as coisas na força e era cercado por inimigos. Era do tipo valentão! E as bênçãos de Deus são para os pacificadores. (Mt 5.9). Em seu “lugar” é inserido Isaque o filho da promessa.
Isaque gerou a Jacó, mas também Jacó não era o primeiro filho então porque ele está aqui no lugar do primeiro, isto só foi possível porque Esaú aquém pertencia a benção por direito inverteu os valores. Trocando o espiritual pelo material. Por favor não faça isto (Gn 25.29-34).
Jacó gerou a Judá, no entanto o Primogênito de Jacó era Rubens mais em 1Cn 5.1,2 diz que Rubens profanou a cama de seu pai e foi cortado para não entrar na genealogia de Jesus.
Judá gerou de Tamar, quem era Tamar? Era uma nora desesperada que enganou e concebeu do próprio sogro a dois filhos. “E aconteceu ao tempo de dar à luz que havia gêmeos em seu ventre; E sucedeu que, dando ela à luz, que um pôs fora a mão, e a parteira tomou-a, e atou em sua mão um fio encarnado, dizendo: Este saiu primeiro”. Mas aconteceu que, tornando ele a recolher a sua mão, eis que saiu o seu irmão, e ela disse: Como tu tens rompido, sobre ti é a rotura. E chamaram-lhe Perez.E depois saiu o seu irmão, em cuja mão estava o fio encarnado; e chamaram-lhe Zerá”. (Gn 38.28-30).
Como se percebe Zerá tentou nascer primeiro mais quem da seqüência a linhagem genealógica é Perez. O nome Zera significa aurora ou amanhecer – e o nome Perez rompimento ou brecha. Veja no Primeiro livro de crônicas capitulo 2 versículos 9 a 12, para ter uma maior compreensão dos personagens genealógicos entre Perez e Salmom.
Salmom gerou de Raabe a Boaz, mais que era Raabe dentro do cenário da Bíblia? Para constar aqui nesta lista seleta de personagens bíblicos? Á luz dos holofotes da Bíblia vemos Raabe como uma mulher viu e pecadora que habitava em cima das muralhas de Jericó. Mas que ao tomar conhecimento da grandeza e poder do Deus dos Hebreus se converte a Ele. Em Raabe vemos a misericórdia de Deus sendo estendida a todos os pecadores, não importa o que você fez, ou o que foi Deus pode mudar a historia da tua vida! Mas à frente vemos Deus implodindo toda a potente muralha de Jerico, poupando apenas o lugar onde estava edificada a casa de Raabe, isto porque ela tinha um sinal que a distinguia dos demais moradores daquela cidade.
Uma outra mulher, que nos chama a atenção pelo fato de está inserida na lista de Mateus capitulo primeiro; sem duvida é Rute, Isto porque Rute era ema mulher gentia, e de origem inimiga do povo de Israel, alem do mais - ela é descende de uma linhagem um tanto quanto ilícita, observe que Rute era Moabita e os moabitas foram gerados de um relacionamento incorreto entre Pai e filha (um incesto). “Que segundo Aurélio é uma união sexual ilícita entre parentes consangüíneos”. Veja o que está escrito na Bíblia: “E conceberam as duas filhas de Ló de seu pai. E a primogênita deu à luz um filho, e chamou lhe Moabe; este é o pai dos moabitas até ao dia de hoje” (Gn 19.36, 37). A fidelidade de Rute a sua sogra Noemi deu a ela grandes vitórias que estão registradas no livro bíblico que traz o seu próprio nome, foi ela a bis avó de Davi e um tipo de avó de Jesus. Rute gerou a Obede que gerou a Jessé pai de Davi. A partir do versículo 6 a lista passa a ser de Reis.
O primeiro versículo desta lista diz: LIVRO da geração de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. Davi não era o primeiro nem o segundo filho de Jessé na verdade era o oitavo. (Ism 16.11; 17.12; IICn 2.15). Entretanto foi escolhido por Deus o havia escolhido para reinar sobre o seu povo. “preste atenção: o que Deus tem preparado para você Ele vai te entregar! não adianta lutarem contra o propósito de Deus não sua vida... Você pode está no aprisco esquecido por todos, mas Deus esta olhando pra você!!! Ele não se esqueceu de você.”
Davi gerou Absalão mas este tornou se rebelde e foi morto entre o céu e a terra, e Salomão o décimo nono filho de Davi reinou sobre Israel.
Depois de Salomão houve a divisão do reino e este tornou se em reino do sul e reino do norte. Não muito tempo depois por causa da impiedade dos reis ocorre o exílio e total destruição de Jerusalém. (Éster 2.6).
Talvez o fato mais importante depois do exílio acontece com Zorobabel (que o nome significa expatriação) e Josué que é a reconstrução do templo após a deportação do exílio. Quando acontece a reconstrução do templo. Diz nos a Bíblia sagrada que Deus encorajou-os a que incentivasse o povo para a reconstrução da casa do Senhor. Isto porque a geração pós deportação do exílio babilônico, deixou o templo as minguas e cada um preocupava se em construir suas casas estuncadas. E isto trazia uma pobreza muito grande para Israel. Uma vez conscientizados da necessidade de reconstruírem o templo eles fazem uma obra sem expressão alguma. É neste momento que Deus usa o profeta Ageu para nos da uma linda mensagem profética veja: “NO sétimo mês, ao vigésimo primeiro dia do mês, veio a palavra do SENHOR por intermédio do profeta Ageu, dizendo: Fala agora a Zorobabel, filho de Sealtiel, governador de Judá, e a Josué, filho de Jozadaque, sumo sacerdote, e ao restante do povo, dizendo: Quem há entre vós que tendo ficado, viu esta casa na sua primeira glória? E como a vedes agora? Não é esta como nada diante dos vossos olhos, comparada com aquela? Ora, pois, esforça-te, Zorobabel, diz o SENHOR, e esforça-te, Josué, filho de Jozadaque, sumo sacerdote, e esforça-te, todo o povo da terra, diz o SENHOR, e trabalhai; porque eu sou convosco, diz o SENHOR dos Exércitos, Segundo a palavra da aliança que fiz convosco, quando saístes do Egito, o meu Espírito permanece no meio de vós; não temais.Porque assim diz o SENHOR dos Exércitos: Ainda uma vez, daqui a pouco, farei tremer os céus e a terra, o mar e a terra seca; E farei tremer todas as nações, e virão coisas preciosas de todas as nações, e encherei esta casa de glória, diz o SENHOR dos Exércitos. Minha é a prata, e meu é o ouro, disse o SENHOR dos Exércitos. A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o SENHOR dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos”(Ag 2.1-9).
O texto em itálico acima não faz alusão apenas ao templo quatro paredes, pois a Bíblia nos diz que Deus não habita em templo feito por mãos de homem. Certamente que a gloria! Maior não se daria pela suntuosidade da casa até porque não tinha suntuosidade alguma. No entanto a gloria seria maior porque o Espírito do Senhor se derramaria sobre esta casa. E você é está casa onde o Espírito Santo habita.
Continua...

A.E.S

Um comentário:

Pr. Antonio Evangelista disse...

Deus continue abençoando Graciosamente sua vida Lucy