Glad to meet you!

Glad to meet you!
Any Time

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

O Ano Passado


“E nisto dou o meu parecer; pois isto convém a vós que, desde o ano passado, começastes; e não foi só praticar, mas também querer”. (II Co 8.10).

Hoje amanheci com o texto acima citado vibrando em minha memória. Logo após uma breve meditação em forma de devocional, fui motivado a escrever esta mensagem intitulada: “Ano passado”.

Confesso que apliquei certa resistência ao tema aqui trabalhado, isto porque gosto de pensar que as mensagens para esta época do ano devem sempre ser futurísticas, apontando sempre para frente e não para o que ficou à trás.

Minha proposta não é formular aqui uma mensagem exegética (Modéstia aparte, não teria dificuldade alguma para escrevê-la), mas sim uma reflexão de nossos atos; méritos e deméritos no ano que se finaliza, o qual nos blinda com oportunidades que nos alavancam em busca do desconhecido que estará a nossa vã-guarda nos próximos 365 dias. No entanto, tenho para mim que seria um grande desperdício não trazer para o ano presente os bons projetos elaborados e inicializados no ano passado. Não lhes restem duvidas de que até mesmo de nossos erros poderemos extrair algo de bom - Se for verdade que é melhor aprender com os erros alheios do que com os nossos próprios erros. Imagine quais grandes lições nossos erros podem nos ensinar! É sabido por muitos que a atual geração não se dá ao privilegio da perseverança. Somos inconstantes e imediatistas. Se os resultados não surgirem de contíguo logo nos vem à discrepante idéia de que estamos perdendo tempo, por conta disso fica patente que nossa geração perdeu a graça de esperar.

No livro de Eclesiastes estar escrito que tudo tem um tempo determinado, isto é, estamos vinculados a uma lei irrevogável chamada lei da semeadura, esta lei reza duas irrevogabilidades de grande relevância - a) Só podemos colher resultados das sementes que outrora plantamos - b) A colheita não pode ser feita fora da época apropriada.

Se olharmos com carinho tais realidades, perceberemos que certamente o tempo é quem orquestra tanto a semeadura quanto a colheita. Isto nos conduz a seguinte ponderação: Porque abandonaremos nossa semeadura do ano passado, visto que ainda não colhemos seus frutos? Pois bem! Não o faça, não abandone seus projetos e sonhos de outrora. Não os deixe a mercê do acaso, batalhe decididamente buscando suas realizações. A não perseverança tem levado muitas pessoas às valas comum da desistência, poucos querem arcar com os custos de um amadurecimento não precoce, se esquecem que neste sistema consumista desenfreado em busca do imediato; esperar com confiança no Senhor ainda é a melhor opção!


Tenho buscado compreender a questão do tempo, minha busca conduziu-me ao que parece ser as melhores definições de tempo, estas definições estão ligadas a duas palavras Gregas, a saber, Khronos e Kairós. Na teologia cristã, simplesmente pode-se dizer que khronos, é o “tempo na pespectiva humana”, é medido em anos, mêses, semanas, dias, horas e segundos. Enquanto o termo kairos, descreve "o tempo como uma determinação de Deus". Se do ponto de vista humano devemos abandonar tudo que começamos no ano passado. Pela pespectiva de tempo como uma determinação de Deus, comprieendemos que não podemos abandonar os campos semeados porque a seu tempo teremos em nossas mãos os resultados do empenho feito.


Desta meneira cocluo esta simples reflexão aconselhando-o a continuar o que comessou a fazer no ano passado: “Agora, porém, completai também o já começado, para que, assim como houve a prontidão de vontade, haja também o cumprimento, segundo o que tendes” (Co 8.11). Continue sua vida de oração não desista de continuar buscando a Deus, ainda que voce não tenha visto resultados reias do seu clamor no ano passado; continue seu projeto de evangelização mesmo que a pessoa pra quem tens invertido tanto tempo falando do amor de Deus ainda não tenha sequer dado um sinal de aceitação; continue sua busca pela excelencia mesmo que muitos inssitam em se arrastar pelas valas da mediocridade. Enfim ouse a continuar seus projetos de voos altaneiros. Não desista! Deus tem um tempo e um modo especifico para todo o próposito no seu viver!

A. E.S
No amor de Cristo

Um comentário:

Xênia Melo disse...

Amém Pr. Antonio! É bom pensar em continuidade; E aprender com os erros. Eu gosto muito do provérbio chinês: "Os sábios aprendem com os erros dos outros, os tolos com os próprios erros e os idiotas não aprendem nunca". :)