Glad to meet you!

Glad to meet you!
Any Time

quarta-feira, 24 de março de 2010

Amizade

Meu Conceito de Amizade – Perspectiva Humana
Por - Antonio Evangelista
São Paulo – Verão/2010

A pergunta que não quer calar é: O que de fato é ser amigo? Aprendi logo cedo na vida a conceitualizar amizade, mas ainda hoje estou a aprender... também aprendi que deveria selecionar pessoas especiais, e, a tais pessoas deveria credenciar como amigas. Entendi no trâmite da vida que ser amigo, não é querer aproveitar da boa vontade desta ou daquela pessoa, mas ter a certeza de que ao precisar de um apoio, uma palavra entusiasta ou uma ajuda qualquer... teria alguém a quem me valer. Não lhe restem duvidas de que a recíproca deve ser, simplesmente verdadeira.

Desta forma meu conceito de amizade é que: Amigos são aqueles que vem, quando todos se vão. É aqueles que não estão por perto apenas quando lhes ofereçam alguma coisa no vigor do viver, mas se por ventura houver uma queda em meio a batalha da vida a ausência fique descartada, pode ser dele as ultimas palavras a serem ouvidas - “estou aqui amigo”.

Mas que fazer quando quem se diz amigo, não tem a hombridade de ao menos fica por perto nos árduos momentos de sofrimento em cima de uma cama? Sinceramente não sei responder a tal indagação, mas fico ponderando a infelicidade de se ter um amigo assim.

Existem sentimento que podem ser rotulados de muitos nomes, menos amizade, conheço pessoas que são oportunistas, aproveitadoras, insensíveis e suplantadoras que vão utiliza-se destes meios para se aproximar de você, estes indivíduos visam lucros fácies e vantagens mirabolantes, mas nunca serão credenciados como amigos, isto pelo fato da amizade exigir nobreza sinceridade afeto e porque não dizer amor, o tão falado amor fraterno.

Tem gente que chora a beira do esquife de um amigo que acabara de falecer, outros nem isto faz, mas de que adianta chorar e lamentar a morte de “seu amigo” agora que o corpo do mesmo estar ali inerte e sem vida! Talvez consiga enganosamente sensibilizar com palavras ditas ou escritas aos familiares, que quem sabe no silencio da reflexão repudia a simulação de amizade do individuo indiferente. Que nunca veio fazer uma simples visita. Seria o fato de não poder encarar moralmente o moribundo em seus últimos dias de vida?

Na Bíblia Sagrada esta escrito: “Há amigos mais chegados que um irmão” o adágio popular também apresenta um certo tipo de amigo: “Quem tem amigos como estes não precisam de inimigos” - Amigo, Que tipo de amigo eis tu?


Na Seara do Mestre

Nenhum comentário: