Glad to meet you!

Glad to meet you!
Any Time

sábado, 5 de junho de 2010

Cuidado Com a Fala

“...Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo” (Tg 3.2).

O uso inadequado da fala tem sido um dos grandes problemas enfrentado pela humanidade. Desculpas esdrúxulas, mentiras, fofocas, murmurações, maledicência etc... Estão cada vez mais presente em toda área do viver humano, e infelizmente tal mazela também encontrou guarida no cotidiano de muitos cristãos. Parece ser impossível manter uma comunicação pura sem os ruídos de algumas “meias verdades, e enganos”. Por isto o ensino do apostolo Tiago “se alguém não tropeça em palavras” se torna tão importante e deve ser observado pelos cristãos hodiernos principalmente pelos obreiros da casa do Senhor.
Precisamos ser honestos em nosso falar, o próprio Jesus vaticinou: “Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna” (Mt 5.37). É muito triste quando encontramos uma pessoa não crente que assegura: aquele “fulano” membro de “sua” igreja não tem palavra. Isto é ele não cumpre com os compromissos firmados verbalmente. O ensino de Jesus no texto acima citado nos incentiva a manter e cumprir as palavras que saíram de nossos lábios, em tom de compromissos.
Devemos evitar as palavras de difamações. Fazer acusações ou tecer comentários pejorativos, pode colocar em risco ou até mesmo destruir a carreira de alguém e ao mesmo tempo pode render processos jurídicos contra o difamador. “Porque Quem quer amar a vida, E ver os dias bons, Refreie a sua língua do mal, E os seus lábios não falem engano” (1Pd 3.10).

A atual geração é um tanto quanto semelhante aos cretenses, que praticavam ações com a fala, totalmente inadequada a alguém que ama seus semelhantes. Transcrevo aqui as palavras do apostolo Paulo, “Porque há muitos desordenados, faladores, vãos e enganadores... Aos quais convém tapar a boca; homens que transtornam casas inteiras ensinando o que não convém, por torpe ganância. Um deles, seu próprio profeta, disse: Os cretenses são sempre mentirosos, bestas ruins, ventres preguiçosos” (Tt 1.10-12).
Finalizo está breve reflexão assegurando que devemos nos esforçar para manter o domínio de nossas palavras “Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã” (Tg 1.26). Existem pessoas que falam até pelos cotovelos, por conta disso sempre se envolvem em questões alheias tendo que arcar com suas conseqüências, a estas pessoas deixo um conselho: “seja dono do seu silencio para não ser refém de suas palavras”

A.E.S
Simplesmente Servo

Nenhum comentário: